Pular para o conteúdo principal

Os azulejos de Iznik ~ Iznik pottery

Foi em Iznik, antiga Niceia, que nasceram os primeiros ateliês de cerâmica otomana. Esta belíssima louça oriental, estampada na maioria das mesquitas de Istambul, bem como nos palácios mais antigos, é caricata do império Otomano e salta aos olhos pela beleza das cores e desenhos.
Estima-se que, no apogeu da produção, a cidade de Iznik teve 300 manufaturas. Mas no início do século XVIII, influenciadas pelas tendências européias, as Valides (mães dos sultões) substituíram as cerâmicas pelas pinturas florais e rococós. Com isto os palácios construídos mais tardiamente já estampavam tendências ocidentais, como é o caso do Dolmabahçe. Mas as antigas cerâmicas resistiram ao tempo e aos modismos, e continuam encantando quem visita Istambul.
Podemos ver nos azulejos todas as variantes de flores, folhagens, arabescos e motivos geométricos, pintados numa infinidade de matizes azuis e verdes e pontuados por um vermelho ocasional.
O azul é a cor predominante nos azulejos porque de acordo com uma corrente espiritual vigente na época, o azul representava o céu, lugar de onde Deus olha e protege os homens.
Inicialmente se usava apenas o azul cobalto, mas outras cores foram sendo introduzidas, como vermelhos e verdes, completando uma paleta que remetia às pedras preciosas, como o azul escuro do lápis-lazíli, o azul das turquesas, o vermelho dos rubis e o verde das esmeraldas. Uma chicura só:
Muitas peças de artesanato, como pratos, vasos de flores e cachepôs reproduzem a beleza desta cerâmica e são vendidas em várias lojinhas de Istambul. O preço é razoavelmente bom. Um prato, por exemplo, custa R$ 15,00.  Infelizmente as cores, antigamente obtidas com pigmentos naturais, não podem mais ser reproduzidas porque as receitas se perderam. Mas as peças continuam lindas e são uma ótima lembrança da Turquia!

-=♥=-

Comentários

  1. Uau, são lindos Márcia! E você ficou uma pintura no meio deles.
    Eu conheci alguns azulejos turcos aqui no Rio, na Lapa, numa escadaria sensacional, feita por um argentino artista plástico que aqui mora e foi cobrindo toda a escadaria com azulejos de várias partes do mundo que ele foi ganhando de pessoas que lá visitavam-no. Vi alguns turcos como estes de perto e fiquei apaixonada pelas cores vibrantes e desenhos rebuscados.
    Pena que até aí, a cultura esteja se perdendo, né mesmo.
    bjs cariocas


    (Veja o link sobre as tais escadarias:

    http://supremamaegaia.blogspot.com/2011_02_13_archive.html)

    ResponderExcluir
  2. Ai as viagens da Márcia... mas deixa te contar: aqui em São Luís, tem um rico patrimônio de azulejos da época da colonização. Tem de origem portuguesa e holandesa, principalmente. É lindo tb, mas é certo que muita coisa já foi depredada, roubada e desgastada ao longo dos anos.Um dia vem dar umas voltinhas por aqui que a gente vai lá ver. Bjus

    ResponderExcluir
  3. oi. estive por aqu idando uma olhada. muito legal. tenha um otimo fds. apareça por la. abraços.

    ResponderExcluir
  4. Lindos, você linda e feliz em meio a eles! Deve da gosto ver tudo isso!

    ResponderExcluir
  5. Linda a arte no azulejo! Gostei muito do primeiro.Me saltou os olhos! Pensei logo nas mulheres do ocidente e todo o encanto delas com aquelas roupas lindas e maquiagem de deixar qualquer Aliba babando :!)

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Beth, que idéia fantástica a deste artista plástico! Tentei visitar o link que você escreveu mas a página não se encontra disponível :( A escadaria deve ser muito interessante, mas como será que está o seu estado de conservação??? Precisamos ter mais carinho com a arte no Brasil...

    Dani, quando eu visitar o belo Maranhão, quero conhecer de perto este passado histórico! Já ouvi falar da beleza dos azulejos em São Luís, espero que eles ainda estejam pendurados quando eu chegar aí :)

    Oi Brasileiro, seja bem vindo!

    Oi Su, obrigada! Dá gosto mesmo ver tudo aquilo tão bem preservado, resistindo aos séculos com graça e cor! Quem dera fosse assim com a gente também!

    Gi, vc iria amar visitar os haréns... eu não parava de imaginar as concubinas e as favoritas do Sultão naquele espaço... Belo belo belo! Com certeza o Ali Babou!

    ResponderExcluir
  7. Sim sim, a Beth tem razao, a escadaria na Lapa é show!

    Sabe o que achei lindo Má? A tua blusinha combinou tao bonitinho com as figuras dos azulejos... parece que tu faz parte do trabalho :-)

    ResponderExcluir
  8. Nina, eu adoro combinar meu look... O colar combina com a blusa, a bermuda com o sapato e por ai vai.
    Mas esta foi a primeira vez que consegui combinar com o azulejo! Zuuuper :) Bjs linda!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…