Pular para o conteúdo principal

Os sons de Istambul ~ The sounds of Istambul

Daquela torre esguia, posicionada ao lado da Mesquita Azul, ecoava uma voz estranhamente melodiosa, bonita e misteriosa, que convocava os fiéis mulçumanos para uma das 5 preces diárias.
Naquele exato momento, embalada pela profusão de sons que cortavam os céus de Istambul, percebi que minha viagem à Turquia seria uma imersão cultural totalmente diferente das outras que já fiz até hoje. Não quero desmerecer nenhuma viagem que empreendi, pois cada uma foi especial à sua maneira. Mas a Turquia foi o ponto mais distante que visitei, tanto em termos geográficos quanto em termos culturais e religiosos. Este foi meu primeiro contato com um país mulçumano, cujos costumes e religião visivelmente delimitaram nossas diferenças, ao passo que enriqueceram a minha experiência de forma muito especial.
Embalada pelas vozes de vários de muezins (religiosos islâmicos que clamam os fiéis)  saídas do alto dos miranetes (espécies de torres), comecei meu tour pela maior cidade da Turquia. E vou compartilhar aqui no blog os melhores momentos da viagem, a começar pelos sons das mesquitas de Istambul...


-=♥=-

Comentários

  1. Uau! Sempre digo que no mundo há dois lugares para se visitar: aqueles criados pela natureza e aqueles criado pelos homens. Tanto um quanto o outro surpreendem! Aproveite! E fotografe muito! Estou no aguardo de seus relatos...
    Bjs
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Ô Márcia, querida!
    Esta partilha que nos faz é ótima, pois assim podemos crescer juntos, reconhecendo os lugares incríveis deste planetinha, mesmo sem nunca ter estado neste ou noutro lugar, mas é isso que faz a rede ser este encanto.
    Estou com vocês nesta viagem encantadora e bastante curiosa para saber mais detalhes desta Turquia tão diferente da gente.
    beijos grandes, cariocas

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu tenho que ir pra Isambul, gente!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlinha! Eu diria que Istambul é fruto de ambas as criações. Lí inclusive uma comparação da capital turca com o Rio de Janeiro, tendo em vista a posição geográfica privilegiada, morros e o mar. Vou compartilhar muitas experiências por aqui, bjs querida!

    Bethinha, muita coisa boa por vir!

    Eve, a cidade definitivamente merece uma(s) visita(s) :)

    ResponderExcluir
  5. Oi amor!!!!!!!!
    saudade!!!

    ah tu foi a Turquia, gente que legal! morro de vontade mas Sirko chato nao gosta :-(

    Entao tu deve ter sentido as mesmas sensacoes que eu no Egito, ne Ma? Foi minha primeira vez tbm num país mulcumano, é tudo mt chocante ne? É uma mistura mt louca de mts extremos, mts sensacoes diferentes, belo e feio se misturam de um jeito mt forte, eu acho. Mt cor, mt brilho, os sons, tu tem razao...
    vc chega às raias da raiva e do encantamento total, nao sei se na Turquia é assim, mas acredito que deve ser bem parecido.
    Todos deveriam pelo menos uma vez na vida viajar a um país assim, enriquece mt.

    um beijo amoreco

    ResponderExcluir
  6. Nina, sua viajante sumidinha! Que saudade de ti! Eu acho que entendo porque o Sirko não quer viajar para aquelas bandas, mas ó Ninoca, foi lindio! Experimentei as sensações que descrevestes da sua viagem ao Egito, é uma mistura de sensações meio absurda... Encantamento, surpresa, repulsa, e por aí vai. Mas o saldo final foi muuuuito positivo! Recomendo muito a experiência!
    Beijosss!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…