Pular para o conteúdo principal

Tango city ~ La ciudad del Tango

Como entender o universo misterioso e impenetrável que é o Tango?
Não se pode falar de tango, é preciso ouvi-lo. É preciso ver as estonteantes coreografias e as pernas trançadas com rápidos movimentos. É preciso entender as letras, todas tristíssimas, terminando amiúde em "mi pobre corazón".  
Soube a origem de tanta tristeza: nos idos de 1900, quando começaram a chegar os imigrantes italianos, os homens vinham com seus filhos mais velhos e as mulheres ficavam esperando que eles melhorassem de vida para vir encontrá-los. Sem mulheres, os homens dançavam entre si coreografias que simulavam encontros e desencontros, brigas e união, pautados pelo som do bandoneón (uma espécie de sanfona) e da guitarra.
No início era apenas a melodia, depois vieram as letras, que falavam das mulheres que permaneceram na Itália e da Mamma, claro. A maioria dos que chegavam eram homens jovens e solteiros, e nas letras do Tango, choravam a saudade do universo feminino.
Com o passar do tempo, as mulheres saíram das letras e entraram definitivamente no Tango trazendo uma sensualidade que transborda as fendas de seus  vestidos decotados. Assistir a um espetáculo de Tango é um must na capital porteña, porque Buenos Aires é, em toda sua completude, a Ciudad del Tango.

Além do Tango bailado, ouvimos um show tocado por uma orquestra muitíssimo afinada composta por jovens músicos. Além das canções tradicionais, a orquestra tocou o Tango eletrônico do Gotan Project, que, diga-se de passagem, é fantástico! O Gotan é um grupo composto por argentinos e 2 Dj's suíços que transgrediram o código do Tango e deram a ele uma roupagem contemporânea, sem perder suas origens. Recomendo a discografia completa! Todos os CD's são ótimos!
Para finalizar o papo sobre Tango, nada melhor que uma palhinha do Gotan. Destaque para o bandoneón. Me acode!
Disfrútalo!

Alguém se habilita a bailar este Tango?

Referência:

- Café de Los Angelitos
Avenida Rivadavia 2100, Buenos Aires
Uma sugestão: compre somente o show porque me disseram que o jantar não é muy bueno... O show começa depois das 22:00 termina perto da meia noite. Ainda há vários restaurantes e cafés abertos neste horário, uma vez que o argentino tem hábitos bem noturnos.


Aproveite!

-=♥=-

Comentários

  1. oi Márcia... posso dizer que eu era um pouco preconceituosa, mas no dia em que assisti a um show de tango ao vivo e a cores em BAm eu fiquei simplesmente apaixonada... é muito lindo!
    Amiga, estou fazendo um sorteio no blog e ficarei feliz se vc puder e quiser participar.
    bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  2. Marcinha!
    Eu também fico impressionada com esta dança, tantos passos complicados e elegantes.
    Mas, eu não sou muito fã deste tipo de música, acho-a meio demodé, um tanto quanto dramática pro meu gosto.
    No entanto, este grupo, na primeira vez que ouvi e vi, fiquei apaixonada.
    Muito bons mesmo.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia... fique tranquila, se vc ganhar o calendário eu guardo ele para vc, já que avisou que estará numa praia linda e maravilhosa... ai que inveja, hehehe!
    bjos
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcia!!!
    adorei também esta mensagem...
    então o Ivan já vai m6es que vem (janeiro), eu e Valentina vamos na páscoa (o Ivan vem nos buscar).
    Se da frio na barriga??? oh! se dá...
    obrigada pelo seu carinho...
    Espero qeu você a cada dia fique mais tranquila e feliz quanto a sua decisão.
    beijos
    Ana
    PS.: Você esta linda nesta nova foto do blog!!!!

    ResponderExcluir
  5. Haus, que bom o preconceito ter caído por terra depois do show de Tango ao vivo! É lindo mesmo! Tô participando do sorteiro, ebaaaa! Dedos cruzados, achei o calendário muito fofolete! Obrigada!
    Bjs!

    Bethinha, o Gotan quebra um pouco deste sentimento de "mi pobre corazón" presente no Tango original e traz uma roupagem moderna, com letras e melodias bem interessantes. Tb adoro!

    Oi Aninha, obrigada! Foto nova, ares novos! E por falar em novos ares, a páscoa vai trazer excelentes surpresas a ti! Nem compre chocolate no Brasil, deixe para fazê-lo na Alemanha, onde se compra Lindt tão baratinho...
    Tomara que o Ivan encontre um bom lugar para vocês!!! Tô na torcida pra tudo dar certo na mudança e na adaptação... Até coloquei uma fotoca de Dresden na barra lateral do blog em homenagem a ti!
    Bjim e felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Hi Marcia

    Wonderful post. I love Tango, the music, the dance, the feeling. I have done some research on this beautiful art form. Seems that it was started in the seedy and poor districts of Buenos Aires by mostly Afro-Argentines. Yes thier were/are many negros or pretos in Argentina. They have mixed extensively with waves of Italian immigrants, so they no longer look African in most cases. Tango is in fact an African word that means meeting place. The Africans used to meet in secret places to dance and to sing. I believe San Telmo is one of the plces that they lived. In the past up to 30% of Buenos Aires was African. The foundations for Tango is African and on to of it are Italian and spanish influences.

    Ian

    Your greatest fan.

    ResponderExcluir
  7. ADOREI!!!! Adorei Buenos Aires, o tango, tudo!

    ResponderExcluir
  8. Hi Ian, the tour guide did not mention the Afro-Argentines roots but the info comes in handy! Thanks! I also did not know that Tango means meeting place. Very suggestive!

    Oi Li, que você tenha várias oportunidades para desbravar nossa bela América do Sul! B.A. foi um excelente começo :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…