31 de out de 2011

Paris na primavera ~ Paris in Spring

É verdade que Paris é bonita em qualquer estação do ano. Mas na primavera a cidade se adorna com uma variedade espetacular de flores, e o que seria uma simples fachada se transforma numa obra de arte esculpida por plantas trepadeiras e flores de variados tamanhos e formas.
Eu confesso que caminhava distraída. Depois de visitar a Catedral de Notre Dame meus olhos almejavam poucos estímulos. Dobrei uma esquina, a esmo, sem destino, e me deparei com a calçada de um pequeno restaurante.
A cena era bucólica e convidativa. Me aproximei, contemplei a paisagem, me sentei numa das mesinhas, muito embora eu não sentia fome nem sede. Eu sentia somente uma inexplicável vontade que de pertencer àquele cenário. De ser parte de Paris. De me render às suas sutis poesias.
E isto eu fiz por alguns breves instantes, emoldurada por matizes verdes e lilases, as últimas, minhas favoritas. Sobre a mesa, pequenos cachepôs de flores miúdas e pétalas caídas. E por todos os cantos flores e mais flores, revelando que Paris na Primavera é, como diz Ray Noble, "um convite ao romance".


























Referências de hospedagem:
Hotel de Fleurie
Hotel Sully Saint Germain ()

Restaurantes:
Murat Paris
Maison Bacarat ()

-=♥=- 

17 de out de 2011

Um oásis de camomilas ~ An oasis of chamomiles

Se tem algo que satisfaz um viajante é descobrir um cantinho aonde poucos chegaram. Pois a reserva Laguna Nimez é um desses locais.
Escondida às margens do Lago Argentino, esta reserva biológica fica a 15 minutos de caminhada do centro de El Calafate, cidade que é ponto de partida para os mais famosos glaciares sul-americanos. 
Uma vez que os glaciares já foram explorados, as lojinhas do centro da cidade já foram visitadas e os restaurantes experimentados, não há muito que fazer em El Calafate. Mas ao invés de se entregar ao ócio, vale a pena mexer o esqueleto e visitar uma bela reserva biológica e observatório de aves da região.
Convenci minha Mãe a ir comigo e fizemos uma caminhada ligeira do centro de El Calafate até o parque (ou reserva) Laguna Nimez. Pagamos um valor simbólico para entrar e escolhemos o menor dos circuitos de caminhada, haja visto que estávamos simplesmente fazendo uma "horinha" antes do transfer nos pegar no hotel. Naquela altura do campeonato, eu nem estava colocando muita fé no parque. Mas tudo mudou quando uma brancura amorfa delineou meu horizonte. Apressei os passos movida pela curiosidade e tamanha foi a minha surpresa ao descobrir que a branco era oriundo das pétalas de milhares de camomilas selvagens... 
Milhares, não,  milhões de camomilas selvagens...
Eram tantas flores brotando espontaneamente da terra... Que paisagem mais divina!
Ser conduzida até o habitat natural delas, através de uma dica bem informal de uma colega paulista, foi um presente de Deus! 
Um presente para eu e minha Mãe linda, que também se encantou com "nosso" oásis de camomilas.
Mais uma paisagem florida...
♥♥♥
Bem, Laguna Nimez é uma reserva e observatório de aves. E apesar do meu encanto com as camomilas, também fui surpreeendida pela beleza dos flamingos...
E dos cauquéns, pássaros nativos da Patagônia Argentina.
Avistei pássaros belos e uma flora pra lá de exuberante! O parque é recheado de arbustos retorcidos, pequenas flores e muitas moitas de Calafate (uma frutinha que se assemelha a Blueberry). Topei com uma senhora colombiana colhendo calafates para preparar uma geléia caseira...
E timidamente, ela me mostrou o resultado daquela colheita entre suas mãos secas e talhadas pelos espinhos do Calafate...
Agradeci a simpática senhora pela oportunidade de fotografá-la e segui minha trilha entre camomilas e um céu azulado.  Cheguei até um mirante do lago Argentino e parei por lá para admirar a beleza da paisagem...
E esta foi a última cena que captei durante minha visita ao Parque Laguna Nimez.
Um excelente "gran finale" para minha jornada argentina!
Fica aqui a minha dica: em El Calafate, tire 2 horas para explorar a Reverva Laguna Nimez! E leve uma boa máquina fotográfica para registrar suas impressões!

Referências:
Reserva Laguna Nimez
Hospedagem em El Calafate: Hotel Casa Los Sauces

-=♥=-