12 de dez de 2011

Tango city ~ La ciudad del Tango

Como entender o universo misterioso e impenetrável que é o Tango?
Não se pode falar de tango, é preciso ouvi-lo. É preciso ver as estonteantes coreografias e as pernas trançadas com rápidos movimentos. É preciso entender as letras, todas tristíssimas, terminando amiúde em "mi pobre corazón".  
Soube a origem de tanta tristeza: nos idos de 1900, quando começaram a chegar os imigrantes italianos, os homens vinham com seus filhos mais velhos e as mulheres ficavam esperando que eles melhorassem de vida para vir encontrá-los. Sem mulheres, os homens dançavam entre si coreografias que simulavam encontros e desencontros, brigas e união, pautados pelo som do bandoneón (uma espécie de sanfona) e da guitarra.
No início era apenas a melodia, depois vieram as letras, que falavam das mulheres que permaneceram na Itália e da Mamma, claro. A maioria dos que chegavam eram homens jovens e solteiros, e nas letras do Tango, choravam a saudade do universo feminino.
Com o passar do tempo, as mulheres saíram das letras e entraram definitivamente no Tango trazendo uma sensualidade que transborda as fendas de seus  vestidos decotados. Assistir a um espetáculo de Tango é um must na capital porteña, porque Buenos Aires é, em toda sua completude, a Ciudad del Tango.

Além do Tango bailado, ouvimos um show tocado por uma orquestra muitíssimo afinada composta por jovens músicos. Além das canções tradicionais, a orquestra tocou o Tango eletrônico do Gotan Project, que, diga-se de passagem, é fantástico! O Gotan é um grupo composto por argentinos e 2 Dj's suíços que transgrediram o código do Tango e deram a ele uma roupagem contemporânea, sem perder suas origens. Recomendo a discografia completa! Todos os CD's são ótimos!
Para finalizar o papo sobre Tango, nada melhor que uma palhinha do Gotan. Destaque para o bandoneón. Me acode!
Disfrútalo!

Alguém se habilita a bailar este Tango?

Referência:

- Café de Los Angelitos
Avenida Rivadavia 2100, Buenos Aires
Uma sugestão: compre somente o show porque me disseram que o jantar não é muy bueno... O show começa depois das 22:00 termina perto da meia noite. Ainda há vários restaurantes e cafés abertos neste horário, uma vez que o argentino tem hábitos bem noturnos.


Aproveite!

-=♥=-