Pular para o conteúdo principal

Mac Niterói ~ Niterói Contemporary Art Museum

Português/English De acordo com o International Council of Museums, um museu por definição é "uma instituição permanente, aberta ao público, que adquire, conserva, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".
Trocando em miúdos, o museu é a casa onde mora a arte. Entretanto, há um seleto time de museus no mundo que são casa e arte ao mesmo tempo. Tais espaços não só abrigam a arte, mas são arte pelas formas ousadas e inovadoras de sua arquitetura e pela maneira que interagem com o espaço ao seu redor. Um caso emblemático  no Brasil é o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, desenhado por nada mais nada menos que Oscar Niemeyer, o mestre dos magos da arquitetura brasileira. Niemeyer cria seus desenhos e expressa suas ideias com o uso de poucos traços. Eis a explicação dos traços do MAC, nas palavras do  próprio Niemeyer:“Como é fácil explicar este projeto!
Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto."
 Olhando de longe, o museu parece uma nave extraterrestre. Desculpe-me Niemeyer se estou definindo seu projeto inovador de forma um tanto quanto chula, mas a primeira coisa que me veio à cabeça quando olhei pro MAC foi a lembrança de uma espaçonave estacionada em Niterói para contemplar a Baía de Guanabara.
Olhem a foto abaixo. O museu não tem uma pitada de espaçonave sideral? É fantástico!!!
~
According to the definition, a museum is "an institution that cares for (conserves) a collection of artifacts and objects os scientific, cultural, historical or artistic importance".
However, there are some museums worldwide that not only conserve art, but ARE art due to their architectural features.
The Niterói Contemporary Art Museum comes in hand as a good example. Designed by Oscar Niemeyer, Brazil's greatest architect, the museum is an unique piece of art. A collection of fine lines that resemble a spaceship. OMG, I apologize Mr. Niemeyer for defining your amazing work as an E.T. spaceship. But doesn't it look like one, dear readers?





























Difícil é olhar para as obras de arte expostas no interior do museu quando a maior obra de arte é a vista deslumbrante da Baía de Guanabara e Pão de Açúcar. Eu e minhas amigas até que tentamos admirar os quadros e esculturas, mas sinceramente, não achamos graça alguma na exposição vigente (sutil crítica aos curadores do museu...).
It's quite hard to look at the exposition when the greatest piece of art is the view outside the museum...


























Depois desse rolé fenomenal pelos traços de Niemeyer, nada melhor que visitar o Café do museu, que serve almoço e uma porção de bolos deliciosos a qualquer hora do dia!
After visiting the museum, how about some Brazilian black coffee in this beautiful Café on the first floor?

Fui de bolo de brigadeiro e quase virei os olhos de alegria. Para acompanhar, um chá de erva doce. Brincadeira, fui de café mesmo. Meu pretinho amado, nunca de abandono! 
Para me despedir da espaçonave, digo, do museu, um último clique.
Before my friends and I went back to Rio (the museum is in a neighbour city named Niterói), I took a last picture of the spaceship, I mean, of the museum :)





























This could be a postcard :)
Visita obrigatória no Rio de Janeiro!!!
Belíssimo passeio que vale mais pelo museu e vista do que pelas exposições.
 
Para chegar a Niterói pegamos um buzú na Praça General Osório em Ipanema. O trajeto demora cerca de 40 minutos e o ônibus para a poucas quadras do museu em Nikiti City. Uma breve caminhadinha e já se pode avistar a espaçonave de Niemeyer no alto do morro :) 

Comentários

  1. Nossa, mas eu amei mesmo foi esse vestidinho coisa linda ai da primeira foto, sua bailarinha linda e gata:-)

    Cara, marcia, eu acho esse museu uma inspiracao do Niemeyer, acho que ele tava mt doido qd pensou na obra, mt doido, o malaaaaandro :-)

    nao tem um dia sequer que eu va no Rio que nao queira ir a niteroi ver o que o museu ta apresentando, fico la, disfarcando que to olhando as artes, ahahahah, so olho mesmo pro mar por debaixo dessas janelas imensas, o museu é mesmo a principal obra de arte ali, vc falou e disse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moi, a bailarina brasileira :) Obrigada Nina! Esse vestido é um dos meus favoritos. Tem renda na barrinha e no colo, uma delicadeza só :)
      Concordo com vc, Niemeyer tava doidão quando desenhou o museu! Adorei olhar o mar da espaçonave! Super passeio, né querida? Bjim!

      Excluir
  2. Oh, my God, eu não me perdoo por ter esquecido aquele bendito email na caixa!!!
    Menina, você esteve aqui pertinho de mim, minha idalazinha jovem, e eu não pude te ver!
    Oh dia, oh vida, oh azar! (Lembra do Wally?)
    Então, este MAC é uma lindeza, não me canso de olhá-lo quando passo pela orla do Ingá e adoraria morar de frente pra ele, mas saiba que o preço de um imóvel ali é quase igual a Ipanema.
    Você parece uma esfinge, linda e magrinha, adorei sua pose na primeira foto.
    E olha, aquele bistrô é um dos lugares que vou sempre, fizemos lá inclusive, uma desvirtualização de blogueiras no ano passado, foi muito bonito e a vista é tudo, vê-se o Rio através de janelinhas que parecem de filme, acho que foi esta a ideia do incrível arquiteto centenário. Mas, se você o ver de noite, aí sim, ele é uma espaçonave mesmo, parece flutuar no céu escuro, todo azulado, um espanto, não devemos nada em arquitetura aos estrangeiros.
    Que pena que não te vi, não me perdoo, sério!
    beijos mils, cariocas



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betinha, eu me lembro da hiena sim. Óh céus! Óh vida! Óh e-mail traiçoeiro kkkk.
      Nosso desencontro foi uma pena mesmo, mas com certeza teremos outras oportunidades! Adoro o Rio e sempre que pinta um feriado eu visito terras cariocas! E as amigas também :) Ainda vamos tomar um café com bolo por aí no futuro, querida!
      Então aquela orla se chama orla do Ingá? É uma maravilha de orla com uma vista deslumbrante! Você mencionou o museu à noite, deve ser muito bonito! No site do MAC vi uma foto noturna do museu com nuances do entardecer ao fundo, fiquei maravilhada!
      Quanto à primeira foto, muito obrigada Betinha! Foi muito espontânea, minha amiga clicou super bem!
      Bjão e até a próxima visita ao Rio :)

      Excluir
  3. Ah, eu visitei esse museu em Niterói e é mesmo uma verdadeira obra de arte!! Baita inspiração do Niemayer!! Eu voltei de barco-bus, hahaha,não sei como é o nome, mas é uma barca grande que faz o percurso Niterói até o centro do Rio. Muito legal!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra! Existe a opção da barca mesmo! É boa uma pedida!
      Lindo o museu, né?
      Pra mim é um motivo de orgulho ver uma obra de arte do homem traçada sobre a obra de arte de Deus.
      Bjim

      Excluir
  4. Ah, your post was about the Niterói Contempurary Art Museum, Márcia...! For a moment I just was aware of the Brasil girls, but after a second sight, I perceived the pictures of the wonderful museum as well... ;-))
    As far as I was able to see, it's opposite Rio de Janeiro, just on the other side of the entrance of Baia de Guanabara.

    Herzliche Grüße aus Deutschlnd, Uwe

    ResponderExcluir
  5. Hallo Uwe! The museum is Niterói city. Once inside, one can enjoy a fantastic view of Rio de Janeiro.
    I’m glad you noticed the real subject of the post at a second glance.
    Cheers

    ResponderExcluir
  6. Beautiful pictures Marcia. The mountains, sea and architecture all conspire to make this a really special place. Hats off to Oscar Niemeyer for choosing such a site. He was a real artiste a man who also helped to design Brasilia. The museum is a modernistic impression of what the future should look like, I think. So in essence the facade is timeless for you can't really tell in which decade it was constructed. The museum is built and conceived with passion and a deep love for Brazil. You can actually feel that it in its sensual curves and voluptuous countenance. Mr. Niemeyer was a poet, but not of words but of shapes and forms. His buildings have created not only a unique style, but also a sense of what Brazilian architecture should aspire to be. The museum is a piece of art that contains art and it seems to have "grown" organically form the very earth.

    Thanks for sharing these photos, I do have a weakness for art and for museums!!

    Cheers! Ian

    ResponderExcluir
  7. oi Marcia!!!
    que museu bacana!!! tenho primas que moaram em Niterói, elas adoram a cidade... eu conheci a muitos anos atraz.... ixi...
    e não conhecia esse museu não, porém conheço os trabalhos de Niemeyer, são de tirar o folego... e realmente este parece uma nave espacial... rsrsr... Você descreveu bem...
    E como você esta gatona Marcita, que corpão!!! que pernas lindas neste vestido... deve ter deixado os cariocas doidinhos... ;)
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Márcia

    é realmente uma obra de arte quando um homem consegue construir algo sem desvalorizar a natureza ao redor. Pelo contrário, a imponencia do prédio faz juz a paisagem onde ele foi levantado!
    lindo lindo!
    e voce também está linda nas fotos!
    bjsss

    ResponderExcluir
  9. Hi Ian! You are such a poet! You are able to describe landscapes in a way that me, the person who visited, cant do it! "The museum is a piece of art that contains art and it seems to have "grown" organically form the very earth.". Amazing!

    Oi Aninha! Quando for visitar as primas em Niterói dê uma passadinha na nave espacial! Com certeza você vai se surpreender :)
    Quanto ao corpão, obrigada querida! A pose ajudou :)

    Exatamente, Débora. As paisagens se complementan, não se excluem nem se diminuem.
    Obrigada pelo comentário! Bjim

    ♥♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Marcia for your kind words. Mr Niemeyer is the real poet, because he inspired you to make lovely photos and then me to describe these photos with words. He is the primary originator of this loveliness, but for me to describe it in the way I did was only possible by your expert skills. You were the medium.

      Cheers! Ian

      Excluir
  10. Ah que delícia! Temos que voltar juntas ao Rio ASAP pra conhecermos novos lugares lindos! :)

    mari

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…