Pular para o conteúdo principal

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão. 
Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens. 
E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas". 
A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a criatura que escreve gosta de fotografar pulando... Esta é minha pose caricata!
A síndrome do canguru me acometeu na adolescência e até hoje eu sofro os sintomas kkk. Não há viagem que eu faça que escape de um pulinho! 
As fotos pulando são espontâneas e divertidas, mas também são cansativas... Haja preparo pra pular até o clique perfeito! Até lá o cabelo fica bagunçado, o rosto fica tensionado, as pernas desengonçadas...  Mas tudo é festa! O que vale é sair da pose convencional (aquela do sorrisinho comportado) e pirar na foto!

O equipamento ideal para fotografar pulos é aquele com ajuste de fotometria. Para "congelar" o movimento, a velocidade do obturador deve estar bem alta. 
Um efeito bacana para aplicar nas fotos pulando é a sobreposição de imagens. Quando se fotografa a sequência inteira do pulo, desde o agachamento até o salto propriamente dito, fica ótimo mesclar as imagens!
Na foto acima, sobrepus duas fotos. 
Na foto abaixo, sobrepus três.
O efeito de sobreposição é feito no Picassa: vá em colagens e selecione sobreposição de imagens. Bem simples!
Abaixo outros cliques meus pulando... É viciante ;) 
Quem está por perto na hora do clique se contagia com a pose e acaba pulando também. É um barato!















E aí, vai rolar um pulinho na sua próxima viagem?
Você tem alguma pose caricata?
Conta, conta!

Comentários

  1. Marcita!
    morri de rir deste post...
    Do seu irmão então, rsrsrsr... muito boa!
    As suas realmente, sempre pulando, rsrs
    Adorei a idéia da sobreposição. Preciso aprender a trabalhar com o Picassa.
    Muito divertido este post.
    beijokasss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você viu que engraçado, Ana? Quando viajo com meu irmão e ele se deita nos bancos pra fotografar, eu canto aquela música sertaneja pra ele:

      "Seu guarda eu não sou vagabundo, eu não sou delinquente, sou um cara carente... Eu dormi na praça... Pensando nela, aaaahhhhh!

      A gente dá risada kkk.
      Fotografia é um barato mesmo!
      Bjim

      Excluir
  2. Eu sou muito tímida à frente da câmara e por isso as minhas poses acabam por não serem muito variadas. No entanto, quero comprar uma câmara nova para tirar fotografias "a sério"... desde que minha câmara morreu tenho usado o celular para tirar fotos, todas as fotos da minha autoria que ponho no blog foram tiradas com o celular rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jô,
      Quando você comprar uma máquina mais possante, jogue a timidez pro lado e crie poses novas.
      Acredite, descobrir no próprio corpo a possibilidade da imagem é equivalente a descobrir a própria fotografia!
      Olha, seu celular é ótimo! Acho suas fotos muito nítidas e bem anguladas.
      Bjim

      Excluir
    2. Vou pensar em seu conselho quando comprar uma máquina nova :)
      Meu celular é o samsung sIII e tira boas fotos quando há luz natural.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ah, que fotos legais!!!
    Eu não tenho nenhuma pose caricata para fotos não, mas de vez em quando dou meus pulinhos, rs... Vou pular mais daqui em diante :-). Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcita,
    Quer dizer então que teu irmão dá uma de 'dormi na praça' toda vez que viaja? Ele deve ser um cara bem humorado, que nem você, eu adoro gente assim, engraçada e espontânea.
    é mesmo uma canguruzinha, já vi muitas fotos suas pulando e acho interessantes, pois eu também já fiz algumas assim e ficaram bem legais, agora vou lá no Picasa fuçar isso que você falou para ver no que dá a brincadeira.
    Lindas fotos suas.
    beijos, muitos, cariocas


    ResponderExcluir
  5. ADORO suas fotos pulando! E esse efeito do Picassa é muito legal, não conhecia!
    Marcinha, descobri que sou apaixonada por fotografia, embora não goste se ser fotografada. Eu sou tímida e normalmente não gosto do meu sorriso nas fotos! hehehe
    Mas adoro fotografar! Comprei uma câmera simples, mas que quebra um galho, só que ando seriamente pensando em fazer um curso e investir em uma melhor. De repente você até me dá umas dicas! :) Amiga, suas fotos são lindas! Babo toda vez que abro o seu blog!
    beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de vontade de tirar fotos assim pulando, mas até agora nada!!!
    Você é uma fotógrafa em tanto hein!!! Parabéns! Ficaram super legais!!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cody, muito obrigada!!!
      É mais fácil do que você imagina! Boa sorte com os pulinhos!
      Bjo
      Márcia

      Excluir
  7. Ola Marcia,
    Descobri seu blog hoje e ameeei! Parabéns!
    Por favor, vc tem alguma indicação de câmera semi profissional e que possua esse ajuste de fotometria?
    Morro de vontade de tirar algumas fotos pulando.. kkkkk

    Bjus e até!
    Ana Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carla, tudo bem?
      Eu sou mega fã da Nikon... Tenho uma D7000.
      Capta muito bem as imagens. Fiz um curso para aprender a lidar com a criatura e melhorei muito a qualidade das minhas imagens.
      Boa sorte querida!
      E bons pulinhos pelo mundo :)
      Márcia

      Excluir
  8. Bom 1 de tudo eu ameiii as dicas tirando o fato de que eu sou meio tímida de mais que complica u pouco mas isso e repentino pode se dizer...... mas vou começar a Dar meus pulinhos e uma hora eu consigo kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lohah,
      Pule sem vergonha de ser feliz!!! Outra dica é posicionar a câmera um pouco abaixo de quem está pulando!
      Felicidades e ótimos pulos por aí!

      Excluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…