Pular para o conteúdo principal

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas. 
Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras. 
Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas. 
Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida...
  
Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left with no other choice, these girls spent the whole day by the window of their houses to catch some attention of the candidates on the street.
This tale is the background story of the typical Brazilian sculptures shared on this post. They are named “namoradeiras de janela”, translated as flirtatious girls by the window. No wonder why they wear red lipsticks, low cleavages and have a tanned skin! These girls are ready to catch a good match! 

Diz-se que as namoradeiras de janela surgiram em Minas Gerais. 
Mas Goiás, Estado vizinho e muito influenciado por Minas, também produz este tipo de escultura. A cidade histórica de Pirenópolis - localizada em Goiás - está cheia de namoradeiras de janela e não há turista que não se encante pela graciosidade das esculturas. 
Repare na escultura abaixo os brincos, a rendinha no vestido tomara-que-caia, a flor nos cabelos, a faixa combinando com o "tecido" do vestido... Uma graça!


As namoradeiras se tornaram peças de decoração caricatas da cidade de Pirenópolis. Lojas, hotéis e residências expõem namoradeiras em suas janelas. O resultado é uma cidade bem colorida, divertida e com clima de flerte.  





 Olha que bonito o ambiente abaixo arrematado pela namoradeira  "pra-frentex":


Eita que beiço grande, amigue!!!
Espero que tenham gostado da história das namoradeiras e de suas cores e formas exuberantes :) 
Elas representam um tiquinho da arte desse nosso Brasil criativo e colorido!


  

Comentários

  1. Oi, Marcinha!
    Menina, eu pensava que era coisa só das Minas Gerais, mas não, ainda por cima a ideia é daí de Goiás!
    Eu adoro este tipo de artesanato que retrata a vida de um determinado lugar e o seu tipo físico. As formas destas esculturas estão fantásticas, demonstram na cara e no movimento do corpo, o que a namoradeira quer passar de mensagem. Eu tenho umazinha que ganhei de uma amiga que fazia e pintava, muito fofa e pretinha.
    Estas daí são simplesmente maravilhosas, gostaria imensamente de ir à Pirenópolis um dia e comprar um monte desses artesanatos bonitos, só não sei onde vou enfiar mais, pois sempre acabo comprando coisinhas e agora estou na época de minimizar nos enfeites, mas juro que não resistiria se visse uma dessas lindonas na minha frente.
    Sua postagem está nota 10 porque mostra para outras amigas de lugares longínquos, o que tem aqui em nosso imenso país. amei!
    beijoquinhas cariocas

    ResponderExcluir
  2. Eu sou louca para ter uma namoradeira dessas na janela aqui de casa. Acho fofas e engraçadas demais :-). Na nossa última viagem ao Brasil fomos para Ouro Preto e outras cidades históricas de Minas e vimos muitas. Quis muito trazer uma, mas não tinhamos mais espaço. Mas eu ainda compro uma!!! Ah, se compro :-). Adorei a história e o post das namoradeiras :-). Bjs

    ResponderExcluir
  3. Como são lindas! Já vi essas belezuras há alguns anos atrás, quando fui num congresso em Ouro Preto, mas nunca me atentei pra história que elas carregam. Adoro as que tem o rosto angelical, como a pretinha de vestido amarelo. Adorei o post, Marcita! Deve ser linda essa cidade, deu vontade de conhecer!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcita!
    achei que era somente de Minas, Minha terrinha...
    São fofas, adorei suas fotos, pegou exatamente as características delas.
    E que cidade lindinha essa hem, parece muito com Parati, no Rio e Ouro Preto em Minas.
    Beijokassss

    ResponderExcluir
  5. Lindinha essa sua postagem! Sempre que vou em Pirenópolis, admiro essas belas mininas! E,essa sua ideia de por um som do Gilberto Gil... ficou o máximo! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sim... adorei! Sempre achei essas namoradeiras na janela a cara do Brasil. bjo
    Raquel
    www.eudonadecasa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu simplesmente adorei o post! vou reblogar no www.discoverthebrazil.blogspot.com ok?
    Abraços...

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que namoradeira na janela fica linda! tanto que em uma das vezes que fui à BH, consegui trazer ela esta colocada em uma sacada e faz muito sucesso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…