Pular para o conteúdo principal

Fachadas cor de rosa ~ Pink facades

O ilustre pensador mineiro Rubem Alves certa vez escreveu: 
"Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam!"
Meus olhos gostam muito de passear. Acredito que os seus também. Talvez este seja um denominador em comum entre nós - o gosto pelos diversos passeios que nossos olhos fazem - sejam passeios por novas paisagens ou mesmo passeios feitos em paisagens já conhecidas. 
O interessante disso tudo é que os olhos são os mesmos, mas o olhar da gente muda muito. Quando estamos sensíveis e disponíveis ao momento presente, o passeio com os olhos se torna extremamente aprazível e revela nuances que outrora não fomos capazes de reparar. 
E não é só a disponibilidade da alma que revela nuances, é o próprio momento da vida que direciona o olhar para uma direção ou outra. 
Eu, que há pouco finalizei a decoração do meu apartamento, ainda volto muito o meu olhar para a arquitetura e para objetos de decoração. O todo naturalmente é percebido, mas o foco é suavemente direcionado. 
Há pouco tempo, estive numa cidade histórica do interior de Goiás e reparei muito as fachadas coloniais de lá. Algumas parecem abrigar casas de bonecas. Outras são de uma delicadeza incrível. E todas são especiais em seu contexto: uma cidade lindinha que mostrarei para vocês na próxima postagem. 
Por hora compartilho fachadas cor de rosa que são um encanto em Pirenópolis:
A casa abaixo tem portas e janelas pintadas com degradês de rosa:
Já a porta da casa abaixo, emoldurada por uma árvore florida, revela um corredor cheio de fofurices...



Quanto capricho!

A caixa de correio (lindinha demais) acompanhou o tom de rosa e deu um toque gracioso à fachada estreita da casa.












E as bougainvilleas floridas deixam tudo ainda mais bonito...




Espero que seus olhos tenham gostado deste breve passeio pelas fachadas coloniais e fofurices de Pirenópolis!
Até a próxima!

  

Comentários

  1. Marcita,
    que FOFAAAA esta cidade, que capricho...
    Mas por que o rosa? tem alguma história?
    Fiquei encantada com suas fotos, para variar né ?!
    Beijossss e um fim de semana GUT!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Uau, eu quero morar agora em Pirenópolis!
    Quanta coisinha delicada, tudo arrumadinho, parece até algum lugar na Toscana e a gente sabe que pra nível Brasil, essas coisas são raridades, né?
    O tom rosinha bebê escolhido em contraste com o rosa forte das bouganvíllias, fizeram imagens de uma excelência, merecedoras de estarem no Pinterest.
    Marcinha, teu olhar é abrangente, é de pessoas assim que eu gosto, que buscam o belo e captados por sua possante máquina e profissionalismo, se eternizam para que muitos outros possam deleitar-se também.
    Lindas fotos, parabéns!
    beijos cariocas


    ResponderExcluir
  3. Ai que fofa essas casas!!!!! AMEI!! Eu adoro arquitetura e concordo com você que quando estamos disponíveis para "enxergar", muitas surpresas são reveladas. Aqui mesmo na Suíça já ouvi de muita gente que as cidades são todas "iguais", mas eu não concordo, acho que cada uma tem a sua beleza particular, a gente só precisa abrir os olhos pra ela! Adorei a postagem e já estou curiosa para conhecer Pirenópolis! Bjs e bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Muito encanto nos meus olhos! Das fotos e dessas casas lindas. Que cidade mais fofa!!! Estou apaixonada pela última foto! Impressionante essa tua capacidade de captar certos detalhes. Marcinha vem fazer as fotos no meu casório!!! hehehe
    bjokas
    Ana

    ResponderExcluir
  5. Hi, Marcia! I’m so impressed with these architectural beauty, not only the lovely pink accents but also the roof tiles. Flowering bougainvillea add more charm to it. Have happy days ahead!

    Yoko

    ResponderExcluir
  6. AAAAAAAAAAAAAAA AIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAIAI que coisa mais linda do Papai do céeeeeu s2, meus olhos gostam tanto que até brilham ** . Culpa sua =P.


    Bjaum saudades! Ju

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…