Pular para o conteúdo principal

E os cadeados se espalham pelas pontes Europeias... Love padlocks

As pontes europeias, principalmente as construídas em cidades turísticas, estão extrapolando a função primária de ligar dois pontos separados por um rio para se tornaram, também, depósitos de cadeados com juras de amor eterno.
A tradição dos cadeados começou em Paris, na emblemática Pont des Arts, ponte pomposa que atualmente atrai mais turistas pelos milhares de cadeados nela pendurados do que pela beleza intrínseca de seus arcos e traços. 
E como o amor não conhece fronteiras, tampouco limites, os cadeados apaixonados foram se espalhando como uma praga do bem pelas pontes da Europa. 
A ponte Alte Brücke, que fica em Heidelberg, uma cidadezinha alemã de beleza extraordinária, não escapou dos casais apaixonados.  O que de longe parece ser só uma ponte... 

De perto, é uma ponte + um depósito de cadeados, dos mais variados tamanhos e cores, que se empilham nos poucos lugares onde é possível trancafiar o cadeado.



Espiar os detalhes dos cadeados é um prato cheio para os curiosos! 
Alguns têm data, o nome dos apaixonados e o país de onde eles vêm.
Minha mente imaginosa ficou especulando como era o casal do cadeado azul, será que ainda estão juntos? Já tiveram filhos? Tiveram problemas sérios? 
Será que a chave que eles jogaram nas profundezas do Rio Nekar selou o amor deles para sempre? 
Ou será que o para sempre se tornou relativo? 
Jamais saberei...   


Imagine-se num cenário bucólico como este, ao lado do seu amado (a), acreditando que a união feliz que vocês compartilham vai durar para sempre e que em alguns anos, vocês voltarão para esta cidadezinha para procurar o cadeado que penduraram... 

E apesar de muita água ter passado debaixo da ponte,  e do tempo ter mudado muita coisa em vocês e na relação também, algumas coisas simplesmente não mudaram... 
Simplesmente permaneceram...
Assim como o cadeado que vocês penduraram juntos naquela ponte. 
É uma bela simbologia... 
Você penduraria um cadeado do amor numa ponte? Se pudesse escolher uma cidade para "abrigar" seu cadeado, qual seria?
A minha seria Roma ;)

♥  ♥  

Comentários

  1. Hope dies last - die Hoffnung stirbt zuletzt, liebe Márcia! Schade, dass Brasilien im nächsten Jahr im eigenen Land nicht Weltmeister werden kann, wie schaaadeeee !!! ;-))

    No harm meant!!! ;-)

    Und vielen Dank für deine lieben Grüße zum Weihnachtsfest. Mensch, mensch, du warst in Heidelberg - gar nicht fern von mir zu Hause! Vielleicht treffen wir uns irgendwann einmal, wenn du eine alte Frau und ich ein urater Mann bin. Dann fahren wir mit unserem Rollstuhl durch die Gassen von Heidelberg um die Wette... ;-)
    Ach ja, ich war am Samstag (noch ziemlich gut zu Fuß) in...

    ...Bamberg! Und es war...

    ...toll!!! ;-))

    Und: VOLL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Habe aber keine Fotos geschossen, sondern die letzten Weihnachtseinkäufe erledigt!

    Liebe Grüße, ein tolles Weihnachtsfest und alles Gute im neuen Jahr dir und deiner Familie, liebe Freundin!

    Uwe.

    ResponderExcluir
  2. Marcia, eu penduraria meu cadeado de amor na Ponte Vecchio. Passei momentos maravilhosos em Florenca e sim, voltaria la pra selar meu amor eterno. Adorei seu post, alias sao todos muito lindos. As fotos estao maravilhosas e cheias de simbologia as well. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Ahhh que post mais cheio de amor!!!
    Eu vou pendurar em Mainz, cidade onde morei e onde conheci meu branquinho. Só estamos esperando uma oportunidade de voltar lá. A cidade nem é famosa pelos cadeados, mas se foi lá que tudo começou, acredito que lá é que ele deve ficar! :)
    Belas fotos! Heidelberg é incrivelmente linda e romântica!
    Beijos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Marcita, tenho vontade de conhecer Heidelberg :-). Sempre leio maravilhas de lá!!!
    Olha, eu nâo sou uma moça muito romântica, rs,... mas acho esses cadeados uma representação muito bonita do amor de um pelo outro. Não sei onde colocaria o meu. Talvez em Zurique mesmo, a cidade que eu mais amo na Suíça e onde eu vivi os primeiros anos de casada :-). Bjsss e a se a gente não se ler mais, te desejo também um Natal de paz e amor junto aos seus e que seu ano de 2014 seja "wunderschön", com muitas alegrias, surpresas boas e descobertas. Você é muito querida! Um abração :-)

    ResponderExcluir
  5. Uau que fotos mais lindas as suas, como sempre, Marcita querida!
    Este lindo lugar da Alemanha ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente, mas ainda vou, podes crer.
    Eu vi esta mania por vários lugares da Europa onde já estive, mas dizem que já estão causando sérios problemas às pontes de Paris, principalmente a Pont des Arts,pois o peso pode prejudicar a estrutura e o desmoronamento dos parapeitos da ponte, podendo desabar sobre os que trafegam nos barcos no rio Sena.
    Mas, que apaixonado quer saber disso?! Eu mesma já estou pensando em levar unzinho e deixar em Sevilha, cidadezinha espanhola que me encantou e me traz lindas lembranças.
    Adorei seu post!
    um beijo grande carioca e natalino.


    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Thank you for this interesting post about love, padlock, and bridge. Marcia. Really nice shots of the colorful padlocks with the backdrop of the beautiful city. I also enjoyed your past posts about your travel in Germany. Best wishes to your peaceful Christmas with the warmth of family together.

    Yoko

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…