Pular para o conteúdo principal

Inhotim

Inhotim é, no rigor da definição, um instituto.
Mas ao meu ver, Inhotim é um parque temático de arte contemporânea
Quem não entende bulhufas sobre arte - como é o meu caso - pode imaginar que a visita a um parque desta estirpe seja enfadonha. Mas não é.
Não é porque Inhotim é diferente de um museu urbano no qual você entra, olha para uma porção de obras e sai. Em Inhotim o visitante interage, toca, sente, se mistura, se toca e pertence. É diferente, viu? Só visitando pra saber...
Imagine que você está caminhando por trilhas bem bonitas, cheias de verde quando, de repente, se depara com uma construção em forma de octágono toda revestida em espelho e você está lá, refletida no espelho, boquiaberta e imersa naquela loucura tropical.

Em outros momentos a arte exposta representa tão bem alguns cotidianos da nossa cultura que a vontade de pertencer à obra faz com que as pessoas completem o cenário com seus próprios movimentos...

Um caleidoscópio gigantesco reflete a paisagem (e as pessoas) em vários pedacinhos...
 E essa escultura com cristais afasta urucubaca e inveja, rá!
Uma construção passa desapercebida no meio da floresta...

E a galeria abaixo tem um buraco de 200 metros que capta o som da terra. É bem interessante ouvir os ruídos da nossa Mãe Gaia!

Depois de tanto caminhar e contemplar arte e natureza, uma paradinha no restaurante é mandatória para repor as energias!

E para os que gostam de dar uma esticadinha no roteiro, há uma pousada super bonita a 20km de Belo Horizonte chamada Estalagem do Mirante. 
Para acessar a pousada saindo de Brumadinho, o carro sobe, sobe, sobe mais um pouco quando está prestes a chegar nas nuvens, vira à direita no estacionamento da pousada. 
Os chalés são decorados com doses certeiras de rusticidade e conforto. 
A banheira de hidromassagem também tem vista para as montanhas.


Minas Gerais... Estado de gente hospitaleira, de arte, natureza, goiabada cascão, doce de leite, montanhas, moda e por aí vai. 
Como diz um bom mineiro, foi bão dimais!
Até a próxima, Minas Gerais!


♥  ♥  

Comentários

  1. Ai que vontade me deu de passar alguns dias em uma pousada como essa :-). Delícia de lugar!!! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, mas que lugar fantástico! Totalmente sensorial, a gente pode interagir com tudo, né mesmo?
    Eu queria ouvir este tal som da Terra, deve ser incrível.
    E você, como sempre, aventureira que só, subiu montanha e foi achar um lugarzinho lááááá no céu.
    Demais essa pousada! Imagino que tenha namorado muiiiito. rsss
    Inté, minha querida amiguinha.
    tenha um lindo domingo e receba um beijinho carioca em cada bochecha.



    ResponderExcluir
  3. Due to the fact that my Portuguese is not the very best, I just checked on the German Wikipedia what Inhotim stands for... ...Centro de Arte Contemporânea Inhotim - Zentrum für Gegenwartskunst Inhotim! Da könnte ich sicherlich auch ein paar Tage gut aushalten! Muss ich erwähnen, dass das Wetter in Inhotim nur unwesentlich besser war als unser derzeitiges deutsches Winterwetter??? ;-) Zugegeben: bei offenem Fenster dusche oder bade ich derzeit nicht! Um abraço, Uwe

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcinha!
    Seu blog sempre tem fotos maravilhosas, quando eu for grande quero viajar tanto quanto você :))
    Aqui temos alguns termos: http://4.bp.blogspot.com/-vzlBdQamwR8/TyJyIBXTgnI/AAAAAAAABDo/EkIqgCK3kAw/s1600/termos.JPG

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo amigalhes. To querendo comer essa goiabada cascão hein? bjos Maricota

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…