Pular para o conteúdo principal

Um caso para ponderar o uso do Photoshop ~ Food for thought: the use of Photoshop

Os tempos modernos de Lulu Santos preconizam "gente fina, elegante e sincera". 
Daí eu me pergunto: com ou sem photoshop?
Ser gente fina elegante e sincera na vida real é uma coisa. Parecer fina e elegante numa foto digital é outra. 
A diferença recai exatamente na sinceridade de assumir ou não o uso de ferramentas de edição imagens. 
Li recentemente no site Hypeness um caso muito interessante sobre esses "retoques". 
Segue o texto na íntegra: 

Durante um ensaio fotográfico, mulheres querem se sentir incrivelmente belas. E não raro pedem aos fotógrafos que usem uma ajudinha do Photoshop para tal. Sabendo disso, a fotógrafa norte-americana Victoria Caroline Haltom se surpreendeu quando uma mulher com cerca de 40 anos pediu para que seu ensaio sensual fosse editado e que cada marca, ruga e celulite fosse removida. Surpreendente mesmo, porém, foi a resposta do seu marido à fotógrafa.
Quando recebeu o álbum sensual de presente, ele percebeu que todas as marcas do corpo de sua esposa, com quem estava casado há décadas, não estavam lá. Confira um trecho do email que Victoria recebeu e compartilhou em sua conta do Facebook (tradução livre):
“Quando eu abri o álbum que ela me deu, meu coração parou. Essa fotos… apesar que elas são lindas e você é claramente uma talentosa fotógrafa… elas não mostram minha esposa. Você fez com que cada “defeito” dela desaparecesse… e enquanto que eu aposto que é exatamente o que ela pediu a você, isso remove todas as coisas que formam a nossa vida. 
Quando você tira suas estrias, você tira a documentação dos meus filhos. Quando você tira suas rugas, você tira mais de duas décadas de risadas e preocupações. Quando você tira sua celulite, você tira sua paixão por cozinhar e todas as coisas boas que comemos durante estes anos. 
E eu não estou dizendo isso para fazer você se sentir horrível, você está fazendo seu trabalho e eu entendo. 
Na verdade, eu estou escrevendo para te agradecer. Ver essas imagens me fez perceber que eu honestamente não falo o suficiente para a minha esposa o quanto eu a AMO e adoro o que ela é. Ela ouve isso tão raramente que ela pensou que essas imagens photoshopadas são o que eu quero e preciso que ela se pareça.
Eu tenho que ser melhor, e durante o resto dos meus dias eu vou curtir todas as suas imperfeições. 
Obrigado por me lembrar.

Bacana, né?
Achei esse marido o máximo!
E você, tem elogiado seu esposo ou esposa? 

♥  ♥  

Last week I came across a wonderful text about too much photo editing. Here's the full story on the photographer's facebook page
It's really worth reading. 
By the way, are you telling your wiffy or husbby how good they look? 


♥  ♥  

Comentários

  1. Maaaaaarcia! Pluft! Desmaiei de amores por esse marido! Esse texto tem tanta realidade que emociona. E um grande viva a vida real com amores reais. Sao eles que tornam a vida cada vez mais deleitavel. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Bella. Quando nós, e ou outro, tiramos as lentes do perfeccionismo e da exigência, sobra o que é real e autêntico ;)

      Excluir
  2. Fantástico!!! Eu sou super fã do meu marido exatamente por isso. Sabe, bem antes de conhecê-lo eu tinha o sonho de fazer plástica no nariz. Sempre detestei sair em fotos por achar meu nariz de batata muito grande. A ideia já estava quase chegando na faca quando eu o conheci. O tempo passou e ele foi me convencendode que eu sou bonita do jeito que sou e que foi por mim, com este bendito nariz, que ele se apaixonou. Hoje eu confesso que isso já não me incomoda mais e que sou super confiante quanto à minha aparência. Nada melhor do que ter um companheiro que nos elogia e coloca pra cima e veja em tudo o nosso melhor, apesar de conhecer as nossas imperfeições. Mas no final o que vale mesmo é o que temos por dentro não é?! :)
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Killian rocks!
      Coisa mais linda... Quando no amor do outro reconhecemos e aceitamos nossas imperfeições... Sabemos que elas existem, mas se tornam pequenas diante de algo muito maior.
      Tive um namorado que olhava minhas pernas (que são meio moles) e perguntava se eu tinha ido a academia. Nem precisa dizer que passei a usar calças jeans com mais frequência, pois comecei a sentir vergonha das minhas pernas. Até que usei uma delas para, bem, para mandá-lo passear.
      Que benção de Deus você ter encontrado um homem que te faz sentir linda como você é, com seu nariz de batata apaixonante, porque você é esse conjunto da obra!
      Um brinde aos maridos que nos fazem sentir lindas e perfeitas com todas as nossas imperfeições!
      Beijos

      Excluir
  3. Bom,
    Você sabe que os alemães são sinceros e ate demais. Eu ando com problemas com meu peso e as vezes eu olho uma foto de uma pessoa malhada eu digo:

    Eu quero ficar como ela...
    Ele: Você é muito mais bonita!
    Eu: Mas eu não falo de beleza, falo de magreza
    Ele: Para mim você está marrravilhosa e gostosa.

    Queria saber onde ele aprendeu essa palavra gostosa...rsrsrs!

    Muito lindo o texto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Festa na floresta ~ A pink safari party

Fim de semana passado foi a vez da mais nova integrante da família celebrar seu aniversário. Nathália, minha sobrinha e afilhada, completou 2 aninhos de idade numa festa pra lá de linda. Os bichinhos da floresta vieram em peso pra festa porque o tema da decoração era um "Safari Rosa". Tigresas, elefantes, girafas, macaquinhas e outros "animais" enfeitaram o salão com uma graciosidade pensada nos mínimos detalhes. As samambaias, árvores e folhas trouxeram o clima acolhedor da floresta, ao passo que os balões rosa e a forração com print animal deram um tom feminino da decoração. ♥ Last weekend my niece Nathália celebrated her birthday. Her party was planned under the motto "Pink Safari", and every detail was nicely thought and done to match some kind of a girly forest. I shall explain to my foreign readers that kid's parties can be big events in Brazil. In terms of planning, size and budget, kid's parties can be compared with small weddings. You wil…

As namoradeiras de janela ~ Brazilian folk art

Português/English Reza a lenda que as esculturas das namoradeiras retratam as moças de antigamente que se debruçavam na janela em busca de um namorado, já que suas famílias eram conservadoras e as privaram de sair de casa para conhecer rapazes. 
Com um braço apoiado na janela e o outro segurando o rosto, as namoradeiras representavam nitidamente uma espera - a espera pelo grande amor de suas vidas.  Privadas da liberdade, as namoradeiras caprichavam no visual para atrair bons partidos. Os lábios carnudos, os decotes sensuais e os olhares sonhadores eram as armas de sedução das namoradeiras.  Embalados pela lenda e pelas armas de sedução femininas, artesãos de todo o Brasil reproduzem esculturas de namoradeiras belíssimas.  Algumas esculturas têm um olhar doce e sonhador, outras têm um olhar capcioso, quase pecaminoso. É a arte imitando a vida... ♥♥♥ Once upon a time Brazilian girls brought up in the countryside were forbidden by their strict parents to go out and flirt with boys. Left w…

Fotos pulando ~ Jumping pictures

Fotografia é expressão. Fotografia é registro. Fotografia é diversão.  Além de gostar de fotografar, edito livros de fotografia que retratam, na maioria das vezes, viagens.  E através das fotos eu percebo que as pessoas têm um certo padrão na hora de fotografar, padrão que se reflete nas poses preferidas, ou até mesmo, nas poses "caricatas".  A pose caricata do meu irmão é hilária: ele se deita nos bancos das praças, como se estivesse dormindo, e pede para alguém fotografar a cena. Não há uma viagem sequer que ele não fotografe um "soninho fingido" no banco da praça, kkk.
Outra amiga-cliente ama fotografar, juntamente com o namorado, a pose do "cavalinho" das quadrilhas. Eles juntam as mãos e saem em disparada, dando pequenos pulinhos... Dá pra imaginar a cena em frente ao Coliseu na Itália? A foto ficou um colosso!
Minha irmã gosta de posar para fotos com o pescoço levemente jogado para a direita. Minha mãe geralmente coloca as mãos na cintura. Já a cria…