18 de fev de 2015

Hospedagem da hora na Capadócia ~ Where to stay in Cappadocia

Hoje eu quero compartilhar com vocês um hotel que extrapolou a função da hospedagem e me ofereceu uma verdadeira EXPERIÊNCIA. 
E por experiência eu me refiro à possibilidade de vivenciar o ritmo, a realidade e a cultura do local sem as firulinhas que distanciam os hóspedes do que é real. 
Pois bem... Esse hotel "magavilhoso" fica na Capadócia, mais especificamente na cidade de Uçhisar. 
Pra acessar essa cidade, o turista pega um vôo (o meu saiu de Istambul) e depois mais uns 50 minutos de estrada. Uma estrada boa, melhor que as brasileiras, ladeada por algumas cerâmicas e indústrias que beneficiam a riqueza mineral da região. 
A cidade de Uçhisar fica no alto de um morro e o hotel Argos se aproveitou do terreno acidentado para construir suas instalações. 
Obviamente o hotel foi para o ponto mais alto da cidade, praxe do setor hoteleiro, já que das alturas o turista abre a carteira com mais facilidade a em troca de uma bela vista. 
E olhem que vista linda o hotel oferece...  




O terreno da Capadócia tem origens vulcânicas e isso explica as formações pontiagudas (nas quais muitos locais vivem!) e esse "que" de território lunar.
Abaixo o terraço do hotel com um vistoso jardim. 
O que mais me impressionou no hotel Argos foi a integração do hotel com a cidade. Não há muros, não há portões ou nenhuma barreira entre o hotel e a cidade, de sorte que a rua de pedestres cruza o hotel bem ao meio. E isso é um deleite para os hóspedes que têm o privilégio de topar com os nativos quando vão de um cômodo a outro.
Como dizemos no Brasil... "é tudo junto e misturado". 
E as cores, percebam, são as mesmas da cidade... tudo nesse tom areia que eu definiria como a cor de um burro fugido. Um belo burro fugido. 
Nas encostas da foto abaixo são plantadas videiras que, no verão, são lindas de viver. À propósito, nessa região da Turquia é produzido um bom vinho branco!




E o quarto?
É cavernoso!!!


De uma originalidade fantástica!
A maioria dos quartos do hotel Argos são projetados dentro do solo, como cavernas mesmo, e por isso eles mantêm uma temperatura bem fresquinha, mesmo que do lado de fora o sol esteja a pino. 
A acústica é tão perfeita que assusta. Me lembro como hoje que acordei de madrugada com um som ensurdecedor de um homem numa lamúria de dar dó... parecia até que ele estava berrando no meu pé do ouvido... Mas o som vinha de um miranete distante, que em função da acústica, entrou porta adentro. Tratava-se da convocação para rezar dos muçulmanos.
Quanto abria a porta do quarto, dava de cara com essa belezura de paisagem... As montanhas lá no fundo e esse lounge que mais se parece a um convite para desfrutar o barulhinho da fonte. 
E no café da manhã... Tudo bem tradicional!
Pãozinho turco, tomates, azeitonas, muito mel (em favas para corte) e o café bem forte.

Entrei nas cavernas e explorei todos os cantinhos charmosos do hotel.


Essa é a minha dica de hospedagem na Cappadócia!
Um hotel lindíssimo e perfeitamente integrado à cidade...


É nóis!



Mais informações:
http://www.argosincappadocia.com/EN/


♥  ♥