21 de dez de 2016

A metamorfose dos presentes

Já dizia Lulu Santos "tudo muda o tempo todo no mundo"
E o mundo interior também muda, se transforma, evolui. O que agradava, não agrada mais. O sabor que dava água na boca, agora traz repulsa. O presente que era o sonho de consumo, se torna irrelevante. 
Nos transformamos tanto com o tempo que, por vezes, temos dificuldade em nos reconhecer em primaveras passadas... Ou em Natais passados. 
Esses questionamentos transformistas vieram à tona desde que me propus a feliz tarefa de escolher os presentes do Natal de 2016. Não sou do time que luta contra o viés consumista que a data natalina instiga, pelo contrário, me delicio com a escolha dos presentes. Mas confesso que nem sempre escolho os presentes pensando em quem recebe. Muitas vezes, eu penso que sei o que vai agradar o outro, se não agora, no longo prazo. 
Um exemplo disso é o presente que escolhi para minhas sobrinhas, de 5 e 2 anos. Comentei com minha irmã (a mãe delas) que eu estava pensando em editar um livro pra elas com as fotos de 2016 (um photobook caprichado) e entregar o livro no Natal. Dessa forma elas teriam uma lembrança linda e eterna - até quando durar o papel - de como foi o ano delas. 
Minha irmã, mãe escaldada, me alertou:
- Márcia: criança gosta de ganhar brinquedo. Eu adoro a ideia do livro, mas não fique triste se elas não gostarem. 
Decidi correr o risco, pensando na satisfação delas no longo prazo - afinal de contas, quem não gosta de folhear álbuns de fotografia de infância? Ainda hoje eu gosto de fazer isso, você gosta de olhar álbuns antigos?
Um outro detalhe que me estimulou a fazer o livro de fotos: a geração dessas crianças mal saberá o que é uma foto impressa, coitadinhas, verão tudo nas telas de tablets ou computadores. O livro que a tia Márcia fez será um presente ainda mais especial, uma espécie de relíquia no futuro delas. 
Mas elas não entenderam esse propósito :(
Ainda bem que minha irmã me alertou... Cheguei ontem na casa delas pra entregar o presente adiantado, já que no dia da ceia elas nem darão moral pra mim (não consigo competir com as primas na idade delas kkk). Queria um momento só nosso, para olharmos juntas as fotos.  
A mais velha abriu o embrulho com muito entusiasmo, mas quando viu que não era um brinquedo, se desinteressou. Ela chegou a folhear duas folhas e gostou de se ver nas fotos, mas me disse:
- Eu prefiro um "binquedo". 
Ela se levantou e me deixou sentada no chão. A sobrinha menor já tinha se picado há algum tempo. 
Minha irmã, assim como eu, adorou o livro com as fotos das pequenas e me agradeceu muito, já que ela mesmo não revela uma foto sequer das filhas, está tudo num HD, em algum lugar. 
E eu, apesar da desfeita delas, me senti feliz com o presente que escolhi pra elas. Eu também fui criança, eu também já gostei de ganhar bonecas e brinquedos. Mas fui mudando com o tempo... 
Na adolescência eu gostava de ganhar roupas, especialmente calças jeans! Já adulta, os presentes natalinos foram se sofisticando e passei a ganhar jóias. Eu brinco que foram-se os dedos (dos ex namorados) e ficaram os anéis que ganhei de presente deles kkk. Graças a Deus que os dedos do maridão continuam firmes ao meu lado :)
Neste Natal, meu maridão me deu um presente que mudou completamente um paradigma meu... Ele me deu um eletrodoméstico. 
Em outros Natais, se eu ganhasse um eletrodoméstico, eu provavelmente decifraria o presente como uma afronta machista, tá achando que o meu lugar é na cozinha???
Mas nesse ano eu não me senti diminuída como mulher ao ganhar um eletrodoméstico... Na verdade, me senti foi feliz demais! Rodrigo e eu fomos juntos ao shopping e escolhemos uma Air Fryer para NOS PRESENTEAR MUTUAMENTE com a promessa de refeições mais saudáveis (adeus pizzas dominicais :). 
Já inauguramos essa benção da tecnologia e vou dizer... Temos feitos refeições incrivelmente deliciosas preparadas na Air Fryer. Optamos pelo modelo da Philips Walita com capacidade para 1,2kg e até picanha fazemos nela. As carnes ficam deliciosas, as asinhas de frango ficam crocantes e a gordura fica na gavetinha da air fryer. Fazer batata que parece frita mas é assada é nossa especialidade! Parece ficção mas é verdade... a batata fica padrão Mc Donalds mas sem a gordura da fritura! 
Um presentão de Natal para nossa saúde!
Ando me empolgando mais na cozinha, que gracinha, mereço muitas estrelinhas no meu boletim de esposa. É tão fácil cozinhar com esse eletrodoméstico que estou bem motivada a cozinhar para nós. 
Bem, compartilhei com vocês como meu gosto para presentes foi mudando com o tempo... Dos brinquedos, passando por roupas até chegar nos eletrodomésticos! Isso que é idade maturidade!
É claro que o Natal de 2017 será outra história, e que seja mesmo, pois adoro estar envolvida nessa metamorfose ambulante que é a vida!
E como anda o Natal de vocês? Já escolheram alguns presentes?
Aproveitando o momento, desejo a vocês um Natal de muitas bençãos, muitos abraços apertados, leitoa na pururuca, farofa, saúde, pernil e... uma vida de presente!
Beijos
Márcia

♥  ♥  

6 comentários:

  1. Ai, só pela capa, já imagino a fofura que ficou este album de fotos das suas sobrinhas. Como são lindinhas!! Realmente, elas vão curtir o presente mais tarde, quando os gostos forem mudando conforme o tempo...
    Eu já comprei todos os presente, ufa! Me ajudou o fato de ter ido para o Brasil recentemente e poder trazer "coisas nossas" de lá para presentear!
    Desejo a você também um natal iluminado, cheio de amor e harmonia!
    AH, você quer desejar aos leitores, leitora ou LEITOA na pururuca, hahahahha. Bjs e muita luz!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk misericórdia kkkk você não imagina no quanto ri daqui, ao ler meu voto de "leitora da pururuca"... Que coisa mais medonha, tá corrigido! Obrigada pelo aviso ;)
      Então querida Sandrinha, leitora linda e sem pururuca, que seu Natal seja igualmente maravilhoso com muita luz e amor em família!
      Vi alguma foto sua com os itens que levou do Brasil para a Suíça, tinha vinho, acredito que tinha um panetone também, sortuda (o) quem receber esse mimo transportado com tanto carinho por você! Presentear é isso... É dar um pouquinho de nós junto com o presente! Acho que minhas sobrinhas entenderão isso futuramente ;)
      Um beijo Sandrinha e fique com Deus!

      Excluir
  2. Passando para desejar um maravilhoso 2017 cheio da presença de Deus, paz, amor, alegria e tudo de melhor!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2017 a você Nana! Felicidade e prosperidade!

      Excluir
  3. Oooooolhaaaa a Natalia, enorme!!! genteeeeee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninoca, essa criançada cresce mais rápido que nossa capacidade de aceitar o crescimento ;)

      Excluir

Aproveite a paisagem e deixe um comentário! Enjoy the landscape and leave me a comment ♥